Os ENCONTROS COM A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA propõem descobrir e percorrer a longa viagem que a música popular do Brasil empreendeu desde sua formação até sua modernização e internacionalização.

Buscando expor, contextualizar e exemplificar os processos de formação, consolidação e modernização da música popular brasileira a partir de sua história social e musical, bem como de exemplos fonográficos, este projeto aborda a História e as Linguagens da Música Popular Brasileira a partir de suas relações e interrelações com a História Social do Brasil, e está disponível em diferentes formatos: palestra, conferência; oficina; mini-curso.

De caráter expositivo, instrucional e formativo, os ENCONTROS têm por objetivo divulgar a história social, a cultura e a identidade brasileiras por meio do repertório e das idiossioncrasias de nossa música popular e de sua história. Para além disso, os ENCONTROS fomentam o debate, alimentam discussões acerca dos temas selecionados e contribuem para a formação e ampliação do público de nossa música (em suas mais diversas vertentes e gêneros). Tudo isso de forma objetiva, com linguagem acessível ao público leigo, mas sem prejuízo de conteúdo e profundidade.

Formação, consolidação e modernização são, assim, as chaves para se entender essa travessia feita ao longo de mais de quatro séculos de história.

O projeto, que atualmente está disponível em versão on-line, já foi apresentado em Botucatu-SP, sob encomenda da Secretaria Municipal de Cultura do município, no formato de ciclo de palestras. Enquanto conferêcia, figurou na programação do Festival Botucanto 2018. Em sua configuração de oficina, foi ministrado no Centre des Musiques Didier Lockwood (França), e, no c.e.m - centro em movimento (Portugal), foi parte da programação do c.e.m verão, tendo sido veiculado em seu modelo de mini-curso.

Para obter mais informações sobre o projeto, receber material, ou contratá-lo, por favor contactar:

engenhosofidalgoprod@gmail.com